GESTÃO PATRIMONIAL
Avaliações patrimoniais, serviços e soluções para controle de patrimônio realizados por profissionais com experiência, conhecimento e habilidades para atuação em diversos seguimentos, com foco na tecnologia e eficiência dos serviços prestados...

  • Tem por objetivo atender a Constituiçao Federal de 1988, Lei Federal nº. 4.320/64, as Portarias STN – MF – nº. 467/2009, nº. 448/2002 e nº. 828/2011, da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda que padronizou os procedimentos contábeis referentes à gestão de bens patrimoniais (Ativo Imobilizado) pertencentes ao Governo: União, Estados e Municípios, para orientar e dar apoio à Administração Patrimonial aplicada ao Setor Público na forma estabelecida na Lei Complementar nº. 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como as determinações dos demais Órgãos de controle externo do País.

    A implantação dos procedimentos contábeis patrimoniais foi aplicada de forma facultativa a partir de 2010, tornando-se obrigatória para a União em 2011, para os Estados em 2012 e para os Municípios em 2013.

    Os serviços da Gualimp – Assessoria e Consultoria Ltda para a Administração Patrimonial aplicada ao Setor Público atendem as especificações:
    MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Volume II – Procedimentos contábeis patrimoniais,
    PCASP – Plano de Contas Aplicadas ao Setor Público e,
    NBC-T-16 NBCASP – Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

    Os trabalhos a serem desenvolvidos visam à implantação da Administração Patrimonial do Setor Público e, em especial, as Prefeituras e Órgãos que ainda não tem controle de bens do ativo imobilizado de forma sistematizada, devem ser iniciados imediatamente. A implantação da administração patrimonial demanda muito tempo devido à necessidade de mudanças nos processos operacionais, treinamento de pessoal e, principalmente, mudanças culturais dentro das organizações (cultura de controle de patrimônio), o que constitui sempre um grande desafio profissional.

  • Levantar e atualizar qualitativamente, quantitativamente e monetariamente o Patrimônio de quaisquer organizações públicas.

  • Os trabalhos serão realizados "in loco" e também à distância, segundo princípios de controles formais e técnicos, pelo processo de verificação e orientação global, considerando que é necessário conhecer a universalidade dos problemas enfrentados pela administração, e a forma como se realizam os procedimentos administrativos referentes ao controle patrimonial feito pelas entidades, assim como a evolução dos procedimentos após a conclusão dos trabalhos.
    A metodologia a ser utilizada constará de aplicação de plano de ação, sendo realizada conjuntamente com etapas analítica e operativa, onde serão realizadas reuniões com os departamentos pertinentes ao controle patrimonial, bem como com a Comissão de Patrimônio e demais autoridades afins.

  • Visando à implantação e implementação dos serviços de Administração Patrimonial nos órgãos públicos a Gualimp – Assessoria e Consultoria Ltda criou um elenco de serviços para a Administração Patrimonial aplicada às Organizações Governamentais, sendo:
          1.   Inventário Físico
          2.   Avaliação de bens patrimoniais
          3.   Implantação de Software
          4.   Consultoria Patrimonial
          5.   Software de Inventário Físico
          6.   Etiquetas patrimoniais

  • Os Serviços de Avaliação de Imóveis têm por objetivo determinar os valores corretos dos imóveis, com a utilização de técnicas de engenharia de avaliações: pesquisa de mercado e homogeneização dos diversos fatores devido às diferenças de atributos (fatores) entre os valores pesquisados no mercado e o bem avaliado.
    Os laudos de avaliação são elaborados conforme as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas:
    - NBR 14653-1: Avaliação de bens – Procedimentos gerais
    - NBR 14653-2: Avaliação de imóveis urbanos
    - NBR 14653-3: Avaliação de imóveis rurais.
    - NBR 14653-4: Avaliação de empreendimentos.

  • Tem por objetivo atender às legislações vigentes.
    Os Laudos de Avaliação da Gualimp são elaborados com a relação de bens inventariados e conciliados com os respectivos registros contábeis por componente, com a utilização dos mesmos critérios de abertura dos itens registrados na contabilidade, com descritivo da metodologia utilizada e premissas técnicas: manutenção das máquinas, instalação e formas de operação das máquinas, planejamento de substituição das máquinas, evolução tecnológica, base de cálculos, pesquisa no mercado, etc.

  • Tem por objetivo atender às atuais regras contábeis (CPC27), que determinam que o cálculo da depreciação deva ser efetuado com base na vida útil econômica e calculado sobre o valor depreciável do bem.

    Serviços de Avaliação de Bens para Determinação da Vida Útil
    O Laudo de Avaliação Vida Útil Econômica da Gualimp tem por base a relação de bens inventariados e conciliados com os respectivos registros contábeis, obedecendo aos mesmos critérios de abertura de componentes no inventário e na contabilidade, para não ter inconsistências entre a base avaliada x base contábil.
          1.   Vistoria Técnica e Inventário Físico do Imobilizado
          2.   Cotejamento
          3.   Laudo de Avaliação de Vida Útil – Considerações Relevantes
          4.   Registros

  • Trata cada bem de acordo com as suas particularidades e leva em consideração diversos fatores: como as condições de uso, instalação, manutenção, tecnologia etc.

    Serviços de Avaliação Valor Residual:
          1. Vistoria Técnica e Inventário físico do imobilizado: Descrição detalhada com marca, modelo, número de série e fornecedor do bem, o número do patrimônio, idade aparente.
          2. Levantar os históricos das manutenções preventivas, corretivas e reformas, política de substituição de máquinas, peças ou componentes.
          3. Cotejamento físico contábil das duas bases de dados.

  • O Software de Inventário Físico é uma ferramenta que agrega alta tecnologia e inteligência para a realização automatizada do inventário físico e de revisões periódicas do imobilizado.
    O Software de Inventário Físico foi desenvolvido para facilitar todo o processo de Controle Patrimonial, assim após a coleta e a consistência dos dados é possível a integração do cadastro de inventário para qualquer sistema integrado ERP, como SAP, MICROSIGA, DATASUL, SISPRO e outros. O sistema também é compatível com o Sistema de Controle Patrimonial, que além de atender o controle físico dos bens, abrange o controle contábil e fiscal, facilitando todas as fases para um gerenciamento eficiente do patrimônio.

  • O sistema de Controle Patrimonial integra todas as necessidades do controle físico, contábil, fiscal, custo e auditoria, atendendo todas as exigências legais e normas contábeis.

    Fácil Operação
    O sistema foi desenvolvido para ter uma interface amigável e padronizada, permitindo uma operação simples para qualquer nível de usuário.

    Funcionalidades
    Sistema multi-filial e multi-moeda com diversas opções de cálculo da depreciação e controle de bens: físico, contábil e fiscal.

    Ferramentas
    Opções que facilitam o controle de patrimônio: registro de histórico, fotos, documentos, movimentações e mensagens de alerta.

    Interfaces Windows e Web
    O Sistema de Controle Patrimonial é resultado de vários anos de experiência da empresa no desenvolvimento de sistemas empresariais e por isso possui uma interface amigável, possibilitando uma navegação simples e intuitiva para qualquer nível de usuário.

    Usuários e Segurança
    Cada usuário é configurado de acordo com o seu perfil profissional para ter acesso personalizado as informações e funcionalidades do sistema. O acesso é protegido através de senhas, garantindo assim a segurança e o sigilo das informações.

    Exigências Legais
    O Sistema de Controle Patrimonial foi desenvolvido para atender a todas as normas contábeis, sendo atualizado constantemente para proporcionar as empresas mais facilidade no cumprimento das demandas legais da contabilidade brasileira e internacional.

    Importação Integração e Exportação dos dados
         •    Importação: Permite importar dados de aquisição do sistema de compras/ recebimento de materiais
         •    Integração: Com todos ERPs do mercado
         •    Exportação: Para os formatos Excel, Texto, PDF e outros conforme necessidades do cliente

    Relatórios para todas as finalidades
         •    Gerador de relatório com memória das configurações anteriores;
         •    Exportador de dados para formato Excel, Txt ou CSV;
         •    Relatórios por períodos retroativos;
         •    Relatórios configuráveis pelo usuário.

    Inventário Físico do Imobilizado
    Exportação de dados para inventário do imobilizado com coletor de dados com leitora de código de barras. Integração com Software de Inventário Físico Patrimonial ou qualquer software de inventário físico com leitora de código de barras, facilitando o processo de inventário físico e revisões periódicas do imobilizado.

    Configurações de Acesso e Segurança das Informações
         •    Senhas e Login
         •    Controle de acesso
         •    Bloqueio de logins
         •    Configuração de expiração de senha/histórico
         •    Painel de Administração
         •    Log / Trilha de Auditoria
         •    Backup / Restore

  • Os serviços da Gualimp de Consultoria Patrimonial são prestados por especialistas em controle de patrimônio, podendo ser em regime "In Company" ou por serviços contratados e tem como objetivo solucionar diversas questões específicas que surgem no dia-a-dia do Departamento de Gestão Patrimonial, relativas a questões fiscais, tributárias, gerenciais e cumprimento das leis e adaptação às normas internacionais de demonstrações financeiras: Lei nº.11638, CPC 01, ICPC10, CPC 27, teste de impairment, vida útil econômica, Deemed Cost (custo atribuído), Controles fiscais: Depreciação, depreciação acelerada, depreciação vida útil.

    Serviços da Gualimp de Consultoria Patrimonial

         •    Treinamento de pessoal O desafio de implantar a cultura de controle de patrimônio dentro das empresas: "que problema tem em pegar umn computador daqui e levar para outro departamento? Para que serve uma etiqueta de ativo fixo?".
         •    Implantação de Normas e Procedimentos A Normatização dos processos de Gestão Patrimonial tem por objetivo a manutenção dos controles dos bens patrimoniais, que devido à dinâmica das movimentações: aquisições, baixas, transferências entre departamentos, transferências entre filiais, transferência da conta de obras em andamento, controle de projetos, reformas, etc necessitam ser atualizadas constantemente.
         •    Adequações às normas internacionais e práticas contábeis Avaliações patrimoniais: valor de mercado, valor justo, custo atribuído "deemed cost", vida útil econômica, teste de Impairment, valor residual etc.

  • Mão de obra especializada, procedimentos e software.

    O primeiro passo para a implantação do controle de patrimônio é o Inventário Patrimonial que tem por objetivo constituir uma base de dados dos bens: imóveis, móveis, máquinas e equipamentos, para poder assegurar a qualidade e a credibilidade dos valores publicados nos balanços patrimoniais, sem as ressalvas da auditoria.

    Serviços da Gualimp de Inventário Patrimonial:
         1    Levantamento Contábil
         2    Inventário Físico
         3    Cotejamento
         4    Saneamento
         5    Implantação de Normas e Procedimentos
         6    Implantação de Softwares para a Gestão Patrimonial
         7    Terceirização.

  • Os serviços da Gualimp – Assessoria e Consultoria Ltda. de Gestão Patrimonial com etiquetas RFID conta com todas as etapas do inventário patrimonial, mas com a facilidade da utilização da tecnologia RFID nas plaquetas de patrimônio. A solução da Gualimp abrange o fornecimento das etiquetas de RFID, do Software de Inventário Físico plenamente adaptado para a tecnologia RFID e do Sistema de Controle Patrimonial já preparados e integrados ao uso das etiquetas RFID.

    Inventário de Patrimônio com Etiquetas RFID
    Os serviços de Inventário de Patrimônio com Etiquetas RFID conta com todas as etapas do Inventário Patrimonial, mas com a facilidade da utilização da tecnologia das etiquetas inteligentes de RFID, permitindo vantagens como:

    Toda movimentação do ativo pode ser registrado no sistema de forma automática sem a intervenção humana.
         •    Controle das movimentações dos ativos: transferências de bens podem ser controladas e rastreadas em tempo real e atualizadas de forma automática com a eliminação de procedimentos burocráticos.
         •    Rastreamento dos ativos:
    Porque realizar o Controle Patrimonial com Etiquetas RFID?

         •    Eliminação das rotinas operacionais: As rotinas relacionadas ao controle das movimentações patrimoniais passam a ser realizadas de forma automática em tempo real, livrando a organização dos esforços e da perda de tempo na realização destas atividades em prol da prioridade da sua atividade principal;
         •    Redução de custos: Diminuição dos custos com funcionários para a realização do inventário de patrimônio;
         •    Auditoria do Imobilizado em Tempo Real: O processo de inventário de patrimônio do imobilizado mais rápido com informações atualizadas em tempo real;
         •    Etiquetas RFID x Etiquetas Patrimoniais com Código de Barras: A grande vantagem do tag RFID é que não necessita do contato visual, ou seja, a captura RFID pode ser realizada sem que o operador esteja vendo a etiqueta de patrimônio, o que na prática significa que a captura pode ser realizada até por pessoa que não saiba o que é ativo imobilizado;
         •    Vantagens das Tags RFID: Encapsulado em diversos materiais e formatos: maior resistência e durabilidade; Leitura simultânea: o código de barras tem que ser lida um a um com a aproximação física do inventariante no bem, isto reduz significativamente o tempo de inventário; Possibilidade de escrita e consequente funções adicionais agregadas ao controle de ativo; Segurança: as movimentações (entradas e saídas) podem ser monitoradas automaticamente.
Maiores informações, entre em contato conosco
patrimonio@gualimp.com.br | gualimp@gualimp.com.br
(28)3553-0291 | (28)9977-8621 | (28)8809-0291